Crime em São Paulo: beijo homossexual

Posted on 11/11/2010 por

3


Imagem meramente ilustrativa

Na noite de ontem, quarta-feira, dia 10, um rapaz de 18 anos foi preso após ser visto aos beijos com outro menino num shopping na zona norte de São Paulo. O detalhe é a idade deste outro: 13 anos.

Mas o fato de um maior de idade estar aos beijos com um menor de 14 anos (estupro, segundo lei) não é o de maior notoriedade. Por óbvio, toda a repercussão do acontecimento, bem como o seu desfecho, se deve ao ato gay. E é aí que reside o problema; a partir disso, precisamos entender os porquês da prisão até chegar a conclusão de que vivemos numa sociedade altamente preconceituosa. Não necessariamente, aqui, queremos colocar em pauta se o beijo é um absurdo ou não ou se a autoridade agiu certo prendendo. O exercício da reflexão é outro: teria isso ocorrido com um casal heterossexual?

O portal de notícias G1 deixou bem claro que o menor consentiu. Ou seja, se tratava de mais um caso – entre tantos outros – de um casal onde havia uma diferença de idade considerável. Essa diferença não chega a ser novidade pra ninguém. E, repito: o presente texto não propõe discutir se isso é certo ou errado. O fato é que meninas em fase de início da adolescência costumam se relacionar com rapazes mais velhos, por exemplo. E isso até chama a atenção, por vezes, mas não faz com que as pessoas sintam um repúdio instantâneo e, consequentemente, que exista alguma represália de grande porte.

Grosso modo, o jovem de 18 anos só foi preso porque beijava um outro rapaz. Um beijo heterossexual, mesmo com essa diferença de idade, não seria levado a esse extremo. As pessoas que se sentiram incomodadas com a cena não se incomodariam. Ou seja, estando a lei certa ou errada, fica de “curioso” justamente pensar que a mola propulsora de toda essa baboseira foi um ato totalmente legal e digno: o homossexualismo – e não a transgressão da lei em si.

Além disso, outros fatores acabam por colocar a legislação em xeque. O desconhecimento da idade do menor e a aparência física que poderia ser semelhante a de alguém mais velho são dois. Menos importantes, verdade, ao menos na nossa tentativa de mostrar o enraizamento do preconceito sexual no nosso meio. Mas que não podem ser completamente ignorados, mesmo que não sejam o caso no momento.

Os dois jovens conheceram-se através da internet. Outro fato que demonstra como as relações interpessoais mudam, mesmo que ligeiramente, com o passar das gerações. Por fim, mesmo com o consentimento do menor, o maior de idade foi preso e levado ao 13º Distrito Policial – foi indiciado por estupro vulnerável. Segundo o Boletim de Ocorrência, a pena pode chegar até 14 anos de reclusão.

Casos de assassinato muitas vezes não terminam com o réu cumprindo 14 anos, convém ressaltar.

Posted in: Polícia